quinta-feira, 5 de setembro de 2013

LEI 10.639/03- IFCH CRIA 1º PROGRAMA NO PAÍS DE HISTÓRIA DA ARTE NÃO-EUROPEIA


            Uma noticia muito importante. A Unicamp oferecerá a partir de 2014, uma pós-graduação em história da arte não-europeia. Trata-se do primeiro curso desse tipo no Brasil. Conforme a professora Cláudia Valladão Mattos, do Instituto de artes (IA) e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Segundo Cláudia, o estudo da história da arte produzida fora da tradição europeia é uma tendência que vem se consolidando em várias partes do mundo. “Nos últimos dez anos, mais ou menos, os cursos de história da arte no exterior passaram a expandir seus currículos e a contratar professores que trabalham fora da tradição europeia. Isso cada vez mais acontece nos grandes centros”.
            Estabelecido a duas décadas, O programa de história da arte da Unicamp tem trabalhado com duas linhas de pesquisa: Estudos da Tradição Clássica e Arte Moderna e Contemporânea. Segundo Cláudia, o Brasil encontra-se em uma situação especial para ampliar esse repertório: “Este é um país onde existe um legado cultural que vai muito além do desenvolvimento de uma arte europeia transplantada para o Brasil”. O novo programa terá como conteúdo a Arte Pré-Colombiana e Ameríndia, a Arte Africana, a Teoria da Arte e Arte Japonesa. A Arte Africana tratará da arte afro-brasileira bem como da produção tradicional e contemporânea daquele continente.
            Segundo a professora, “Já existe uma grande coleção de obras afro-brasileiras no Museu Afro-brasileiro no Ibirapuera em São Paulo. Uma coleção excepcional”. Porém, “não existem coleções públicas de arte africana no Brasil. E para entender a arte afro-brasileira, é muito importante a gente começar a pesquisar e entender o que de fato é essa produção na África. Quais são os grupos, quais as manifestações artísticas, e desenvolver isso”.

Veja a matéria na integra em:
http://www.geledes.org.br/areas-de-atuacao/educacao/lei-10-639-03-e-outras/20817-lei-10-639-03-ifch-cria-1-programa-no-pais-de-historia-da-arte-nao-europeia

Nenhum comentário:

Postar um comentário