domingo, 25 de agosto de 2013

MACHA CONTRA O GENOCÍDIO DA POPULAÇÃO NEGRA EM CURITIBA


            Na quinta feira dia 22 de agosto, estudantes negros/as da Universidade Federal do Paraná, membros do movimento negro, da rede de mulheres negras e demais pessoas da sociedade, foram para as ruas de Curitiba com cartazes, megafone e instrumento de percussão para protestarem contra a morte e a criminalização da população negra e contra a institucionalização do racismo na cidade de Curitiba, a Marcha contra o genocídio da juventude negra ocorreu na cidade e em todo o país.
            A Marcha iniciou em frente á prefeitura com uma parada no Largo da Ordem, seguiu para a “Boca maldita”, na rua XV de novembro. Na parada realizada no Largo da Ordem foram lembradas as memórias das pessoas que “tombaram” na luta contra o racismo no Brasil e no mundo e as que continuam enfrentando essa realidade brasileira. Também foi falado sobre a falsa democracia racial difundida no Brasil há décadas, ideia que não passa de um mecanismo para silenciar as tentativas da população negra de se articular na busca pela igualdade, direito e oportunidade.
            Na Boca Maldita foi recordada a falsa ideologia de Curitiba como “cidade europeia” que busca invisibilizar a presença da população negra da cidade. A população negra de Curitiba existe e foram às ruas para mostrar a sua cara e o seu corpo negro. Foi lembrado também o fato de que as políticas públicas do Estado Brasileiro não dão conta de atender à população negra em suas necessidades e direitos básicos.
            A marcha terminou com um grande círculo na boca maldita onde foram rememoradas as estatísticas de homicídio da população negra, na qual apresenta que a cada quatro jovens que morrem no Brasil, três são negros. E, que a violência contra os negros em Curitiba é a mesma que em São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e demais cidades, ela ocorre porque se trata de uma questão racial; esses jovens estão morrendo simplesmente por serem negros.

“Vem pra rua, vem contra o racismo!”.






























Um comentário:

  1. Bom dia pessoal,parabéns a todos pela participação,as fotos ficaram ótimas a matéria também vamos lá,abraço.
    Sérgio Miguel
    UFPR

    ResponderExcluir